(Re)encontro com a magia do Brasil

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Em Raízes de Vento e Sangue: 7 Visitas ao Folclore Nacional, Lauro Kociuba se propôs a reescrever algumas das nossas lendas, o que conseguiu mantendo a essência de cada, mas ainda com enredos surpreendentes.
Os contos são curtos, mas completos, transmitem o "clima" da história original, terror, suspense e/ou drama. Não quero citar as lendas escolhidas para fazer parte do livro, porque o suspense de "qual é a próxima?" também faz parte, mas devo dizer que finalmente tive medo do Saci.
Me surpreendeu em como os contos foram muito bem ordenados, e me mostrando como esse é um fator importante, os eletrizantes ali pela metade do livro e o último com gostinho de adeus mesmo.
A leitura me levou a minhas próprias memórias. Durante o Fundamental I gostava de abrir um livro de folclore brasileiro em páginas aleatórias, e conhecer ou reler uma lenda. Vez por outra peço para algum familiar contar histórias desse tipo, meu pai tem o melhor tom para narrar. E o Catalendas na TV Cultura? Assistia comendo queijo de manteiga. Ao final do livro o autor cita "o medo por trabalhar algo tão grandioso e íntimo de cada um dos leitores brasileiros", demonstrando respeito, um dos fatores que, com certeza, ajudou a manter a essência de cada mito, que devem ser importantes para tantos, como é para mim.
É um livro que gostaria de encontrar em formato físico para poder presentear, porque só recomendar não basta. Torço por mais volumes.
Raízes de Vento e Sangue: 7 Visitas ao Folclore Nacional
Lauro Kociuba
2017
96 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS. ICONS BY AddMedia